INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DE GÊNERO E SEXUALIDADE - Jane Felipe de Souza (coord.) A disciplina pretende discutir a potencialidade teórica e política dos conceitos de gênero, sexualidade e poder para o campo da educação, na perspectiva pós-estruturalista de análise.
POLITICAS DE IDENTIDADE - Guacira Lopes Louro As discussões referentes à produção da identidade e da diferença e às disputas por representação são desenvolvidas nesta disciplina uma perspectiva pós-estruturalista. Examinam-se as condições que possibilitaram a emergência e a afirmação de movimentos sociais em torno de identidades culturais na pós-modernidade, destacando-se, particularmente as políticas de identidade e pós-identidade no terreno dos gêneros e das sexualidades.
MODOS DE FAZER:
pesquisas pós-estruturalistas em educação - Dagmar Elisabeth Estermann Meyer (coord.)
A disciplina pretende subsidiar e capacitar os/as alunos/as em seu processo de elaboração de monografia, centrando-se na discussão de abordagens teórico-metodológicas pós-estruturalistas que podem potencializar o desenvolvimento de pesquisas com enfoque dos Estudos de Género e Culturais, nas áreas da educação e da saúde. Para tanto pretende abordar: modos de planejar a escrita de projetos e monografias; como fazer análise cultural; como fazer análise visual; como fazer análise de discurso; modos de examinar e organizar o material de análise; ética na pesquisa.
Infâncias, relações de gênero e sexualidades - Jane Felipe de Souza Esta disciplina discute a infância como construção histórica e social, na interface com o desenvolvimento infantil na atualidade e alguns dos principais aspectos a ele pertinentes, tais como sexualidades e construção de gênero na infância.
JUVENTUDE, GÊNERO E SEXUALIDADE - Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
A disciplina busca analisar alguns fundamentos sobre a constituição da juventude e suas relações com o gênero, o corpo e a sexualidade nas sociedades contemporâneas sob a perspectiva das teorias culturais, enfatizando as relações sociais entre os jovens, na escola, no trabalho e na mídia.
GÊNERO, SEXUALIDADE E VULNERABILIDADE - Dagmar Elisabeth Estermann Meyer Discutir os fundamentos epistemológicos e práticos da vulnerabilidade, focalizando suas possíveis relações com gênero e sexualidade, no sentido de permitir o delineamento de ações de intervenção e de investigações que articulem esses campos conceituais nas áreas da educação e da saúde.
CINEMA E PEDAGOGIAS DA SEXUALIDADE - Guacira Lopes Louro
O cinema é compreendido, nesta disciplina, como importante instância pedagógica da contemporaneidade. A partir de teóricas/os dos campos de estudos feministas, gays, lésbicos e queer, pretende-se analisar o cinema como prática social e como texto, discutindo, muito especialmente, representações de gênero e sexualidade, processos de heteronormatividade e homofobia, pornografia e erotismo, censura e transgressão produzidos, veiculados e em ação nos filmes.
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE - Luís Henrique Sacchi dos Santos
A disciplina visa apresentar e discutir as principais propostas de educação sexual/da/para a sexualidade, retomando alguns aspectos históricos, as principais razões para que houvesse uma educação para a sexualidade em cada contexto, centrando-se nas políticas contemporâneas de educação (e saúde) para a sexualidade, com especial destaque para uma análise crítica dos Parâmetros Currículares Nacionais (Pluralidade cultural e orientação sexual) a partir dos estudos de gênero e dos estudos culturais. Também visa discutir a educação para a sexualidade no âmbito das diferentes pedagogias culturais, com especial ênfase para a mídia televisiva.
MASCULINIDADES, GÊNERO E SEXUALIDADE - Fernando Seffner A disciplina está centrada no estudo dos processos culturais e pedagógicos de produção, manutenção e modificação das masculinidades no mundo contemporâneo, com especial ênfase para as relações entre masculinidade, gênero e sexualidade.
HISTÓRIA DO CORPO - Silvana Vilodre Goellner A disciplina busca aprofundar análises sobre o corpo como uma construção histórico-social que adquire diferentes significados conforme o tempo e o espaço onde se situa. Através da perspectiva historiográfica serão analisados diferentes discursos e representações sobre o corpo e sua relação com estética, saúde, performance, gênero e sexualidade.
DIREITOS HUMANOS, SEXUAIS E REPRODUTIVOS - Dora Lúcia de Oliveira A disciplina pretende promover a reflexão e discussão dos/das alunos/as em torno da temática dos direitos humanos, com especial atenção às questões que envolvem o debate atual sobre cidadania e direitos sexuais e reprodutivos. As leituras, reflexões e discussões deverão ser subsidiadas por uma abordagem sociológica, com destaque àquelas que vem dando suporte à problematização destas questões no campo da educação e da saúde.
SEMINÁRIO INTEGRADOR - Luís Henrique Sacchi dos Santos (coord.)
Apresentação dos TCCs, seguido de debate, em sessões simultâneas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário